tmb.gif (5024 bytes)

 

 

 

 

Andersen  Viana

Compositor, instrumentista polivalente, arranjador,produtor musical emaestro brasileiro. Nasceu em Belo Horizonte, Minas Gerais, em 23 de abrilde 1962   em uma família de músicos e artistas. Seu pai, Sebastião Vianna (revisor e assistente de Heitor Villa-Lobos), ensinou-lhe flauta e diversas matérias musicais.

Estudou  particularmente e em cursos em diversas instituições   com Ennio Morricone, Radamés Gnatalli, Luca Salvadori, Arthur Bosmans, David Machado, Max Rostal, Paulo Bosísio, Violeta  Hemsy  de Gainza, Oilian Lanna e Sandra Loureiro F. Reis.

Sua primeira composição foi feita no gênero sacro, composta entre os 12 e 13 anos de idade. O violão foi seu  primeiro instrumento, logo trocado pelo flautim e mais tarde pela flauta sob a orientação de seu pai. A família serviu como um curso superintensivo, onde às refeições muitos tópicos da arte eram debatidos. Paralelamente aos estudos tradicionais, teóricos e de flauta, as composições eram criadas durante a semana e ensaiadas aos finais de semana, tendo como pianista acompanhador Miguel Carneiro, sempre sob orientação de seu pai, Sebastião Vianna.

Aos dezessete anos seleciona um repertório de sua música para flauta e piano, flauta e violoncelo, e realiza recitais em sua cidade natal. Após esse período, o virtuosismo tinha ficado em segundo plano. Sentiu então, a necessidade de conhecer profundamente os instrumentos de arco. Conhece o violinista Paulo Bosísio (discípulo de Max Rostal), de quem foi aluno por quatro anos, aprendendo a técnica e a arte dos instrumentos de corda, especialmente sobre a viola, seu segundo instrumento principal. Depois de apenas dois anos  de estudos de viola, foi aceito por concurso na Orquestra Sinfônica Jovem do Rio de Janeiro (1983). Cinco anos foram vividos ali. Quatro anos de trabalho e experiência junto ao Teatro Musical Brasileiro  como intérprete, aranjador e diretor musical foram valiosos e marcantes, trabalho este desenvolvido junto a Luiz Antônio Martinez, Manuel Puig (O Beijo da Mulher Aranha-Ganhador do Oscar),Luis Antônio Barcos, Bia Lessa,Flávio Marinho ,entre outros.

Em 1984 ganha o 1.o Lugar no I Concurso Nacional de Composição (Coomusa R.J.), com a obra Fantasieta para Trompa e Piano . Entre os jurados estavam Guerra-Peixe e Radamés Gnatalli, com quem posteriormente teve lições particulares. No mesmo ano rebece o Diploma Alla Terza Lettura  no  Concurso Internacional de Vercelli com a Fantasieta . Em 1986, vence a concorrência Funarte Sala Sidney Miller com sua música de cunho  ecológico: Suite Floral. Em 1988, retorna a Belo Horizonte, e depois de um breve período de estudos acadêmicos de composição musical na Escola de Música -UFMG, é admitido por concurso na OSMG/Fundação Clóvis Salgado - Palácio das Artes (1989). Em 1992, após concluir seu bacharelado em composição musical, obtém no Festival de Verão de Poços de Caldas o Premio di Studio  da  Arts Academy of Rome, para participar no Festival di Anzio /Itália -1993.

O convite para criar e dirigir o Coro do Centro de Estudos da Embaixada do Brasil em Roma, foi feito durante o mesmo período em que freqüentou  a Reale Accademia Filarmonica di Bologna. Em Junho de 1993, candidatou-se ao Premio IILA(Istituto Italo-Latino Americano di Roma), e, em confronto com artistas de vinte e três países da América Latina, obtém essa prestigiosa premiação, que lhe deu o direito também a um estágio na Accademia Chigiana di Siena sob a orientação de Ennio Morricone e a frequentar palestras sobre música e cinema com Ettore Scola e Giuseppe Tornatore. 

Como compositor, músico e maestro tem apresentado suas obras em concertos no Brasil e no exterior, bem como tem recebido encomendas de sua música de  diversas organizações, patrocinadores,  artistas brasileiros e estrangeiros. Em 1996, ganha o 1.o  Lugar no II Concurso Nacional de Composição (UFMG-ABC), com a Sonata para Contrabaixo e Piano   e, em 1998, obtém simultaneamente o 1.o Lugar no I Concurso César Guerra-Peixe de Composição  para Banda Sinfônica(Funarj-R.J.) com a obra Toccata  , e o 2.o Lugar no  II Concurso de Composição Camargo Guarnieri para Orquestra de Cordas (OSUSP) com a obra Sinfonia Ameríndia. Tem atuado, organizado e produzido, por mais de  duas décadas, diversos eventos musicais e gravações. Vem se  destacando na área da criação e direção de diversos grupos vocais e instrumentais, entre eles: "Orquestra Experimental"-Teresópolis (1983), "Septheto Rio" (1986),"Coro Pedagógico da Febem" (1991), "Coro  do Centro de Estudos da Embaixada do Brasil em Roma - CEB"(1993),"Coro da Cultura Inglesa B.H." (1994), "Trio Barroco" (1994), "Orchestra Virtual" (1995),  "Stockholm Nonet" (1996)   e  "Three -Suécia" (1997).  Em 1999 sua obra musical servirá de base para a  elaboração de Tese de Mestrado  a ser  defendida na Universidade do Rio de Janeiro - UNIRIO. Atualmente possui em seu acervo 130 obras, escritas para quase todos os gêneros e formações instrumentais e vocais existentes.

Currículo Acadêmico

  • Bacharelado em Composição Musical -Escola de Música da UFMG
  • Metodologia em Educação Musical com Violeta H.de Gainza
  • Interpretação Pianística - Curso de Extensão com Jacques Klein
  • Curso Internacional Pró-Arte  (Teresópolis/R.J.) em Viola com Paulo Bosísio
  • Curitiba WorkShop(PR),viola e música de câmara com Paulo Bosísio
  • Curso Internacional de Alta Interpretação e Técnica de Violino e Viola com   Max Rostal
  • Curso Internacional de Verão-Poços de Caldas(MG) em Composição   Musical com  Luca Salvadori
  • XXI Festival de Inverno (MG) trilhas sonoras eletrônicas
  • Curso Internacional de Especialização em Composição (Arts Academy of Rome/Itália) com L.Salvadori
  • Curso em Composição de Música de Cinema (Reale Accademia Filarmonica di Bologna/Itália)
  • Curso de Especialização em Composição de Música de Cinema (Accademia Chigiana di Siena/Itália),com Ennio Morricone.
  • Música Eletro-Acústica (Royal College  University of Music -Estocolmo/Suécia) Prêmios
  • 1984  - 1° Prêmio no I Concurso Nacional de Composição (Coomusa - Rio de Janeiro)
  • 1986  - Concorrência Funarte - Sala Sidney Miller
  • 1989  - "Scholarship Award"  no Berklee College of Music-Boston/EUA 
  • 1992  - Arts Academy  of Rome/Premio di Studio  - "Anzio Music Festival"
  • 1993 - Premio IILA (Istituto Italo-Latino Americano di Roma)
  • 1996 -1° Prêmio no II Concurso Nacional de Composição (UFMG - Associação Brasileira de Contrabaixistas)
  • 1998  -  1° Prêmio no I Concurso Nacional de Composição   César Guerra-Peixe(FUNARJ/ Escola de Música Villa-lobos -R.J.)
  • 1998  -  2° Prêmio no II Concurso Nacional de Composição  Camargo Guarnieri (Orquestra Sinfônica da Universidade de São Paulo)
  • 1985 - Recebe uma "Moção"  feita pela Câmara Municipal em reconhecimento pela excelente qualidade da  música no Rio de Janeiro
  • 1993 - Recebe do Governo hondurenho um "Diploma"  em reconhecimento à
    sua contribuição ao  desenvolvimento musical daquele País.
  • 1989 - Ingressa por concurso como violista na Orquestra Sinfônica de Minas Gerais

Obra

Instrumentos Solo

Flauta
Estudo n°1  (1980) A - 2'30"

Flauta em Sol
Solo para uma amiga (1992) A - 3'

Oboé
Fantasieta  (1984) A - 4'

Fagote
Fantasieta  (1984) A - 3'

Saxofone Alto
Monólogo para um Amigo (1985) A - 3'

Trombone Tenor
Fantasieta  (1984) A - 3'

Violino
Fantasieta  (1983) A - 3'

Viola
Fantasieta  (1983) A - 3'

Piano
Personagens  (1981)B - 4'30"

Apenas uma impressão  (1981) B - 4'

Peça em forma de Jazz  (1986) A - 3'

Fuga n°1  em Fá Menor   (1988) A - 2'20"

Fuga n°2 em  Mi Bemol Maior  (1988)A - 2'

Fuga n°3  em Sol Maior  (1988)A - 2'30"

Quatro Peças  New Age  (1988)C - 13'

Toccata  (1995)B - 4'20"

Piano a Quatro Mãos
Suite  Brasileira  (1989)D -  8'10"

Duos

Flauta and Piano
Estudo n°1  (1978) B - 1'50"

Estudo n°2  (1979)B - 2'15"

Sonata  (1988)D - 14'

Flauta e Cello
Suite Brasileira e Americana (1991)D - 16'30"

Flauta e  Viola
Entretenimentos n°1 (1984)C - 7'10"

Violino e Viola
Três Peças (1981)B - 5'

Violino  and Piano
Fantasia  (1983)C - 7'15"

Preludio e Allegro (1988)B - 5'

Quatro Peças "New Age"  (1992)C - 13'

Violoncelo e Piano
Preludio e Allegro  (1991)B - 5'

Viola e Piano
Fantasieta  (1984)B - 3'10"

Contrabaixo e Piano
Sonata  (1996)D - 11'30"

Trompa(F) e  Piano
Fantasieta  (1984)B - 3'10"

Saxofone Alto e Vibraphone
Canção de Amor  (1986)B - 3'30"

Instrumento Solista e Instrumento Harmônico
17  Quadros Musicais (1988)D - 55'

Canção de Amor em Forma de Jazz   (1992)B  - 3'30"


Trios

Flautas
Trio  (1979) B - 5'

Violino,Viola e Violoncelo
Ponteio  (1981) B - 5'

Violino,Violoncelo e  Piano
Trio n°1 (1987)D - 7'30"

Trio n°2 (1991)D - 10'30"

Quartetos

Quarteto de Cordas n°1  (1984)E - 18'30"

Quarteto de Cordas n°2 (1990)D - 10'

Quarteto de Cordas n°3  (1990)E - 16'30"

Amazônicas n°1  (1992)C - 3'

Quarteto de Cordas n°4  (1996) - (Micro Quarteto)D - 7'

Suite de Canções Folclóricas Infantis Brasileiras (1998) E -   14'   Horns

Quarteto Breve  (1984) B - 3'

Quintetos

Quinteto de Saxofones - SAATB - (1988)E -  8'30"

Quinteto de Cordas n°1  (1991)E - 8'30"

Grupos Mistos
Conjunto de Flautas Doce e Piano ou Teclado
Suite Clássica  - S1,S 2,A1,A2,T (1991)E - 10'50"

Narrador, Flauta, Percussão I  & II  e Contrabaixo
Música  Ocasional I (1987) F - 18'40"

(Poemas de autores brasileiros diversos)
Narrador, Flautim, Flauta,Viola e Percussão
Música Ocasional II  (1993)F - 26'30"

(Poemas  de Marcia Theóphilo - italiano e português)
Grupo de Percussão
Étude (1998)E - 8'30"

Música para Metais

Trompete(Bb) I,II,III,Trompa(F),Bombardino I,II, Trombone Tenor and Tuba
Primeiro Tema (1988) F - 3'

Trompete(Bb) I,II,III,Horn(F), Bombardino I,II, Trombone Tenor e Tuba
Peça em forma de Jazz   (1988) F - 2'40"

Bombardino Solista,Trompete(Bb) I,II,III,Trompa(F) I,II, Bombardino, Trombone Tenor I,II,  e Tuba
Concerto em um Movimento para Bombardino e Metais (1988) F - 4'10"

Viola e Orquestra de Cordas

Entretenimentos n°2  (1983)  F - 4'50"

Orquestra de Cordas

Entretenimentos  n°3  (1983) G - 7'10"

Quattuor  (1996)  G - 7'

Sinfonia Ameríndia (1998) H - 16' 30''

Suite de Canções Folclóricas Infantis Brasileiras  (1998) H - 13' 30''

Orquestra de Câmera
Pétalas  de  Cristal  (1989) H - 6'20" (Flauta,Trompa(F),Trombone Baixo, Piano e Cordas)

Suite  Floral  (1986) I - 45'30" (Flauta,Trompa(F) I & II,Piano,Cordas)

Suite   Verde (1989) I - 20'10" (Flauta,Oboé,Clarineta(Bb),Fagote,Trompa(F) e Cordas)

As Aventuras de Reinner Hoffman no País do Cauim (1992) G - 5' (Flauta,Clarineta(Bb), Xilofone,Celesta,2 Pianos e Cordas)

Guido - Um Conto Infantil  (1993) G - 4'07" (Flauta,Oboé,Clarineta(Bb),Fagote,Trompa(F),Timp.,Sinos,Piano e Cordas) Banda Sinfônica

Toccata  (1998) J - 8'30" (Fltm.,Fl.,Ob.,Fag., Cl.(Bb) I,Cl. II,Cl.III, Clarne.,Sax. Alt.,Sax.Tenor, Sax.Bar. , Trpt.(Bb) I,Trpt.II,Trpt. III,Tpa.(F) I,Tpa. II,Tpa. III,Tpa. IV,Trbne Tenor, Tbne.Tenor-baixo, Tbne. Baixo, Bombardino(C), Tuba, Timp.,PercI,II,III,IV,V) (Partitura disponível também em versão reduzida) Orquestra Sinfônica

Poema Metral  (1985) I - 8'30"   2.2.2.2.- 4.3.3.1.-Timp.,Perc I,II,III.-Harpa,Piano e Cordas

Quatro Peças "New Age"  (1989)  J - 13'   2.2.2.2.-2.2.1.1.-Timp.,Perc.I,II,-Vibrafone e Cordas

Ballet Pantomima  (1989) K - 20"   4.4.4.4.-6.4.4.1.-Timp.,Perc.I,II,III,IV,V, Harpa,Celesta,Piano e Cordas

Variações Sinfônicas (1990) J - 13'05"   3.2.3.2.-2.2.2.1.-Timp.,Perc.I,II,III, Harpa e Cordas

Xingu - Poema Ecológico  (1992) K  - 16'10"   4.3.3.3. -4.3.3.1. - Timp., Perc.I,II,III, Celesta e Cordas

As Sacerdotisas do Templo de Vesta  (1992)  I -   5'29"  3.2.2.2.-3.2.1.1.-Instrumentos Antigos/Flautas Doce: Sopranino,Soprano I & II e Contralto -Krumhorns: Contralto e Tenor,Gemshorn Tenor - Timp., Perc.I,II,III , Harpa e Cordas

Coeviacá -  Poema  Fantástico  (1994) J - 14'    3.2.2.2.-3.2.2.1. - Perc.I,II,III, Piano e Cordas

Sinfonietta Classica  (1995) J - 11'44"  2.2.2.2.-2.-Timp. e Cordas

Sinfonia nº1 - (Micro  Symphony)  (1997)  I - 8'   3.3.3.3.-4.3.3.1 -Timp.,Perc.I,II,III, Harpa e Cordas

Sinfonia nº2 - (Curral  d' El  Rey)  (1999)  k - 59' 3.2. 1.- 3.3. - Timp.,Perc.I,II,III,Cordas,Cravo,Piano,Violão,Flautas Doce Soprano I e II, Flauta de Bambu,Viola Caipira e CD  áudio pré-gravado.

Sinfonia nº3 (Terra Brasilis) Orquestra Sinfônica e Côro Infantil

Fruta no Pé  (1990) G - 3'50"  2.2.2.1.- 1.2. -Perc.I,II,III, Harpa e  Cordas  Sobre poema de Maria Lúcia Godoy

Música Vocal

Voz Solista e um Instrumento Harmônico
Canção I   (1987)  B  -  4'25" Sobre poema de José Enokibara

Além da Terra, Além do Céu  (1988)  B  -   3'50"    Sobre Poema de Carlos Drummond de Andrade

Canção III  (1988) B - 2'40"    Sobre poema de Elizabeth Hazin

Fruta no Pé  (1989) B. - 2'30"  Sobre poema de   Maria Lúcia Godoy

Baleia Fofinha  (1990) B -  2'20"   Sobre poema de Maria Lúcia Godoy

Cora-Cori  (1991) B - 1'45" Sobre poema de by Rogério Santiago

Pendulum  (1991) B - 2'15"  Sobre poema de Rogério Santiago

Despertar (1991)A - 1'30"  Letra do compositor

Canção para Nós  (1992) A - 1'20"  Letra do compositor

Melodia para Ela  (1993) A - 1'30"  Letra do compositor

BH  é 100   (1997)  B - 3'40"  Letra de Murilo Antunes

Hino para Belo Horizonte  (1997)  B -  3'  Letra de  Leri Faria Júnior SABB, Flauta em C  e G, Violoncelo, Piano e Percussão

Momentos Amazônicos  (1992) C -  2'34"  Texto em  dialetos indígenas do compositor Soprano Solista e Grupo (Flauta,Clarineta(Bb),Celesta, Marimba,Violino,Viola,Violoncelo,Contrabaixo e Piano a Quatro Mãos)

As Aventuras de Reiner Hoffman no País do  Cauim  (1992) D -  5' Mezzo-soprano, Barítono, Coro Misto(3 Vozes) e Piano

José  e  Maria  (1997)  B -   4' Sob poema de  Romeu Sabará  Coro Misto  A Cappella

A Lenda de Tamacavi  (1991) B -  3'30"    Letra do compositor  e canto tradicional Pareci

Duas Canções  (1993) C - 4'40"   Textos do Folclore Brasileiro

Ave Maria  (1994) B - 3'30"   Texto Litúrgico Tradicional(Latin)   Coro Misto e Piano

José e Maria  (1997) B - 4'   Sobre Poema de   Romeu Sabará         Coro Misto, Piano, Contrabaixo e  Bateria de Jazz

Vocalijazz n°1  (1986) E - 5'

Vocalijazz n°2   (1987) E - 2'25"

Vocalijazz n°3   (1987) E - 3'25"

Vocalijazz n°4   (1987) E - 4'

Vocalijazz n°5  (1987)  E - 3'45"

Ópera

Juão-do-Mato(1999) - Ópera Folk  em 1 Ato K - 60'
Conjunto de câmera, Solistas, Atores,Coro e Balé
Libreto do Compositor  baseado na obra antropológica de Romeu Sabará

Música de Cinema

A Cartomante-Pequena Suite(1999) E - 7' Saxofone Soprano e Alto,Violoncelo e Sintetizador  Do Filme de Claudio Costa Val

Música para Sintetizador (Em Partituras)

Prelúdios Encantados n°1  (1990)A - 2'35"

Prelúdios Encantados n°2   (1990) A - 1'40"

Prelúdios Encantados n°3  (1990) A - 3'20"

Prelúdios Encantados n°4  (1990) A -  2'20"

Prelúdios Encantados n°5  (1990) A - 2'15"

Prelúdios Encantados n°6  (1990) B - 6'30  (Disquetes 3   1/2 "  em  SMF)

Experimento I (1995) X2 Sons C -  8'23"

Experimento II(1995) X2 Sons  C - 5'20"

Experimento III  (1995) X2 Sons  C -  8'32"

Experimento IV (1995) X2 Sons C -  4'54"

Overture (1996) 01 WA  Sons - C - 6'12"

Adagio Lunar (1996) XSD -11 Sons - C - 7'35"

Invenção Espacial - Alpha (1996) OW1B Sons- C - 7'26"

Invenção Espacial  - Beta (1996) X2 Sons - C - 8'40"

Invenção Espacial  - Omega (1996) Synth UK Sons- C - 9'13"

Tenochtitlan (1996) M1 Sons - C - 4'36"

Vida, Morte e Transfiguração de um Gato (1996)  X2 Sons - C -   5'32"

Obra Didática

24 Solfejos a duas Vozes (1979)   D

Contato

Andersen Viana 

Rua Rio Doce 355 ap.601 - S.Lucas
Belo Horizonte - Minas Gerais -
30240.220 - BRASIL
Telefax: (0055)- 031- 221.3855
Email: vianabr@metalink.com.br